Santarém - A Pérola do Tapajós

Situada entre as grandes capitais do norte do Brasil ( Belém , no Pará e Manaus, no Amazonas ), Santarém é cercada por dois rios: o Amazonas, de águas barrentas, e o Tapajós, de águas claras e verdes, formando um belo encontro de diferentes águas. que não se misturam por vários quilômetros. Estes rios dão a Santarém uma grande vocação ecoturista, oferecendo 300 km de maravilhosas praias de areia branca com areias brancas, além de passeios pela Floresta Amazônica e lagos, ilhas, cachoeiras e igarapés .

Santarém alcançou fama mundial em 2009 porque o Balneário Alter do Chão foi classificado pelo jornal inglês The Guardian como uma das melhores praias do Brasil . Isto não é por acaso. As praias de areia branca e a água azul-verde oferecem santuário em um paraíso no meio da Amazônia. Você pode tomar banho no rio, caminhar na floresta ou até mesmo fazer um passeio de barco na floresta durante a estação chuvosa.

Para os mais aventureiros, a geografia, cheia de cachoeiras, rios e formações rochosas são um convite para o rapel, o canyoning e a pesca esportiva. Em Alter do Chão , você também pode ter a experiência de nadar com botos (golfinhos de água doce). Os botos são os principais personagens do maior festival de folclore local, o Festival do Sairé. O evento acontece em setembro e mistura lendas regionais com rituais religiosos católicos e indígenas.

Santarém é uma das cidades mais antigas da região Norte e abriga monumentos seculares e edifícios históricos. Você pode visitar a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga da cidade, e o Museu de Arte Sacra , perto da igreja. Outro museu que vale a pena ser visitado é o João Fona , que tem peças de cerâmica da tribo do Pará: os índios Tapajós .

Em Aritapera, você pode ver a produção tradicional de cabaças, declarada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan – Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Eles podem ser adquiridos no Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei ( Centro de Artesanato Cristo Rei Tapajós).

posso ajudar?